ITT da Convergência, transmissão AO VIVO !!

Alterado o local das rodadas do ITT que consagra os finalistas do Circuito IRT da Convergência!

Todas as rodadas serão na ALEX, COM TRANSMISSÃO ONLINE E CHAT!! SUCESSO GARANTIDO!!



AO VIVO todas as partidas, aqui

PGN, aqui.

FOTOS do ITT, aqui.

Vejam a programação:

28/jan/11, 19h => Abertura e 1a. rodada
29/jan/11, 10h => 2a. rodada
29/jan/11, 16h => 3a. rodada
30/jan/11, 10h => 4a. rodada
30/jan/11, 16h => 5a. rodada
04/fev/11, 19h => 6a. rodada

05/fev/11, 10h => 7a. rodada
05/fev/11, 16h => 8a. rodada
06/fev/11, 10h => 9a. rodada e em seguida encerramento


Veja AQUI o link do ITT da Convergência no Chess-Results
Participantes:

Nº.
NomeFEDElo
3imNeubauer MartinAUT2433
8
Von Buelow GeorgGER2395
7imPerdomo LeandroARG2389
10imFusco LeonardoARG2363
6fmRodi Luis ErnestoARG2310
2fmGuimaraes Wagner PeixotoBRA2289
9
Rego Vinicius V. de AlmeidaBRA2274
4
De Carvalho Jose JorgeBRA2217
1fmMascarenhas Alberto PinheiroBRA2216
5
Chauca JosePER2091


EMPARCEIRAMENTO AQUI.

ESPAÇO AMADOR CONVERGÊNCIA

Após avaliar diversas possibilidades de incremento de suas atividades para o ano de 2011, o Movimento Convergência concluiu que uma das mais estratégicas tem relação direta com o estímulo a enxadristas amadores para participação em eventos competitivos, numa escala mais ampla que a própria capacidade de realização de eventos de nosso Movimento.

A ideia é basicamente criar atrativos de comunicação estruturada, registro histórico e divulgação ampla que apóiem e estimulem o aumento da quantidade de enxadristas praticantes, dar-lhes espaço e reconhecimento e mais, propiciar-lhes com isso mais eventos enxadrísticos em todo o Estado.
Trata-se do ESPAÇO AMADOR CONVERGÊNCIA, criado no site oficial do Movimento Convergência e que é um conceito revolucionário de sinergia entre quaisquer organizadores de eventos enxadrísticos amadores no Estado do RJ e a estrutura de comunicação e registro histórico do Movimento Convergência!

O QUÊ É?
Espaço criado em destaque no site oficial do Movimento Convergência e que se destina ao registro, divulgação e valorização de quaisquer eventos de xadrez amador (compostos por enxadristas com força técnica de até 2.100 pontos em qualquer método de avaliação aplicável pelo organizador) no Estado do Rio de Janeiro e, principalmente, de seus participantes.

COMO FUNCIONA?
Qualquer organizador de evento amador no RJ, interessado em seu registro, divulgação e valorização de seus participantes no site oficial do Movimento Convergência deve fazer contato conosco via email oficial (xadrezriodejaneiro@yahoo.com.br) e iniciar o processo de fornecimento de material sobre o torneio para inserção no ESPAÇO AMADOR, composto de chamadas para inscrição no evento, local, datas e horários dos jogos, lista de participantes, classificação final, fotos e quaisquer informações adicionais a ele relacionadas.
O Movimento Convergência, além de manter atualizado o ESPAÇO AMADOR, fará forte divulgação dos eventos cadastrados por acontecer, bem como manterá uma tabela acumulada de pontuação de todos os eventos finalizados, formando um ranking dos jogadores amadores que espelhará a participação de todos e os valorizará.

RESULTADOS?
Estimamos que ocorra gradualmente o aumento do número de eventos desse tipo em nosso Estado, estimulados por um local conhecido, seguro e construído especificamente para sua divulgação, registro e busca, além de aumento da autoestima de toda a comunidade participante e possível surgimento de novos valores.
Desta forma o Movimento Convergência consolida sua posição de vanguarda e melhoria contínua em prol do xadrez Fluminense, realizando eventos de todos os níveis técnicos e rítmos de jogo disponíveis e estimulando criativamente a ampliação e satisfação da base de enxadristas amadores do Estado do RJ.
No regulamento (http://convergenciadoxadrez.files.wordpress.com/2011/01/amador_20111.pdf), formulamos com mais rigor toda a mecânica de funcionamento desta ideia inovadora e contamos firmemente com a adesão do maior número possível de clubes e de enxadristas amadores de nosso Estado à esta ideia, para que todos tenhamos sucesso e satisfação nessa caminhada de excelência e felicidade pela melhoria do Xadrez Fluminense.

Já lançamos o ESPAÇO AMADOR com algumas adesões. O que vocês estão esperando ?? Venham junto também !




SÓ DEPENDE DE NÓS!
Movimento Convergência

Aberto do Brasil Cidade Maravilhosa !!!!


Com uma Premiação total R$ 4.000,00

Divididos entre os 14 primeiros colocados e também premiando a categoria feminina, sub 2200 e sub 2000.

Veja no site do evento todas as informações do Aberto do Brasil Cidedade Maravilhosa, AQUI.

Lembramos que é necessário estar em dia com a anuidade FIDE/CBX (caso não o faça através do site da CBX pode fazer através do site do Aberto).


Circuito Xadrez nas Praças - Convergência !!!

Amigos,

Estamos lançando o "Circuito Xadrez nas Praças" mais uma iniciativa popular da Convergência, nosso QUARTO CIRCUITO ANUAL e que aguardamos adesões de grupos de enxadristas das nossas praças E QUE MAIS IDEIAS EM PROL DO XADREZ ESTÃO A CAMINHO.

OBJETIVOS


a) Proporcionar maior oferta de prática desportiva do xadrez no Estado do RJ;
b) Popularizar o xadrez em locais públicos do Estado do RJ.
c) Aumentar o intercâmbio entre enxadristas no Estado do RJ;
d) Aumentar o número de praticantes de xadrez no Estado do RJ;
e) Atrair novos praticantes para eventos mais formais do Movimento Convergência.

PARTICIPAÇÃO

Poderão participar quaisquer enxadristas, independentemente de país/estado de origem, filiação clubística, rating, idade ou sexo.

TEMPO DE REFLEXÃO


Relógio digital ou analógico: 7 minutos ko para cada enxadrista. “VAMOS PINTAR O SETE NA PRAÇA” é o mote desta nova modalidade!

Todas as informações, aqui.


Curso de Arbitragem CBX no Rio de Janeiro !!

O Curso de Arbitragem, nos dias 15 e 16 de janeiro, tem a chancela CBX (ID 1136/11) é aberto a professores das áreas de ensino Municipal, Estadual e Particular, Jogadores, Técnicos e público em geral simpatizante do esporte. Ao longo deste curso estaremos abordando importantes temas da atual regulamentação enxadrística, Arbitragem de Xadrez, Organização de eventos enxadrísticos e Softwares de Emparceiramentos.

Fotos do ventos,  Aqui.

Regulamento

Organização: Convergência do Xadrez Fluminense
Professor: AF Elcio Conte Lofredo Mourão
Local: Rio de Janeiro
Endereço: Rua Maestro José Siqueira, 81 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ – AlfaBarra Clube
Divulgação:
Mourão Chess, http://mouraochess.blogspot.com/
Convergência do Xadrez Fluminense, http://xadrezriodejaneiro.blogspot.com/

Programação:
Dia 15/01 – períodos de 9h as 12h e de 14h as 19h.
Dia 16/01 – períodos de 9h as 12h e de 14h as 19h.
Obs.: A carga horária será de 16h – incluso o período de avaliação.

Temas a serem abordados:
1- Arbitragem de Xadrez.
a) Atualização das Regras da FIDE;
b) Postura do Árbitro – Princípios Éticos;
c) Tipos de Torneios e seus Desempates;
d) Manuseio de Relógio Digital.
2- Organização de eventos enxadrísticos.
a) Planejamento de um Torneio;
b) Criação de Regulamentos;
c) Regras de torneios CBX e FIDE.
3- Softwares de Emparceiramentos.
a) Swiss Perfect 98;
b) Swiss Manager;
c) Elaboração de Relatórios.
4- Avaliação.

Recursos Didáticos:
a) Quadro Branco e Pincel Atômico;
b) Data Show;
c) Microcomputador;

Metodologia:
a) Exposição dialogada com auxilio de leitura;
b) Estudo em equipe;
c) Estudo individual;

No início do curso, os participantes receberão as apostilas, manuais para acompanhamento e arquivos que poderão ser copiados em pen-drive.

Com total de 16 horas, os participantes receberão Certificado de aprovação assinado pelo árbitro responsável. Os participantes que alcançarem a nota 7,0 poderão registra-se na CBX com o título de AA – Árbitro Auxiliar.

AF Elcio Conte Lofredo Mourão – ID FIDE: 2122545





Regulamentos já estão disponíveis para 2011 !!!

Senhores,

Já estão disponíveis na barra lateral os regulamentos dos Circuitos IRT, 21 e Blitz para 2011!

Houve aperfeiçoamentos em relação a 2010 (evolução contínua!)!


Aqueles que desejarem sediar certames Blitz, 21 ou IRT devem comunicar as datas propostas, enviando mail para amasca@globo.com ou joseeduardomaia@terra.com.br ou elciomourao@yahoo.com.br .
A comunicação deverá ser com antecedência mínima de dois meses em relação às datas propostas para a realização do(s) evento(s).


O Movimento Convergência garante a premiação-base em espécie nos certames em todas as etapas classificatórias do 21, além da premiação base em espécie das 3 finalíssimas (IRT, 21 e BLITZ).


O montante arrecadado com as inscrições de etapas classificatórias dos 3 circuitos será dividido igualmente entre o organizador do certame e a Convergência nos certames do 21 e pertencerá totalmente ao organizador nos circuitos IRT ou BLITZ A arrecadação das 3 etapas finais (IRT, 21 e BLITZ) fica com a Convergência.


A fixação da premiação total (nunca inferior a basica regulamentar) de qualquer etapa preliminar dos circuitos 21 e Blitz fica a cargo do organizador da etapa. Para etapas preliminares do Circuito IRT este valor eh definido por decisão conjunta entre o organizador e a Convergência.

A arbitragem é responsabilidade dos organizadores dos certames, sempre com supervisão do AF Elcio Mourão.

Melhoria evolutiva é uma via de mão dupla

Um dos motivadores do surgimento do Movimento Convergência foi a baixa qualidade no planejamento, organização e realização assim como na fraca infraestrutura disponibilizada nos torneios oficiais de xadrez do Rio de Janeiro.

Questões como boa antecipação na divulgação do calendário de eventos, arrumação do salão de jogos com antecedência, material de apoio arbitral de primeira linha, horário preciso de início das rodadas (principalmente a 1ª. rodada), salões bem dimensionados, com boa iluminação, ventilados e de fácil circulação, mesas e cadeiras adequadas, sinalizadores de ordinal de tabuleiro, peças de boa qualidade, relógios em bom estado de funcionamento e com prioridade gradual para modelos digitais, rapidez na formulação dos emparceiramentos e na divulgação dos resultados finais da competição são itens continuamente melhorados em novos eventos e o conceito é melhorar sempre, inovar quando possível (lembrar dos tabuleiros sensíveis) e surpreender continuamente nosso público alvo, os(as) enxadristas do Estado do Rio de Janeiro.

Acertos em boa quantidade, erros também, e a consciência de que o modelo ideal ainda está longe de acontecer na maioria de nossos eventos, mas as melhorias evolutivas são percebidas e nos estimulam a seguir nesse sonho.

Mas há também de se levar em conta as condições comportamentais da comunidade enxadrística diretamente envolvida em nossos eventos. Como cada enxadrista, do mais iniciante ao mais laureado, pode contribuir nesse processo de melhoria contínua? Vale uma boa reflexão a respeito.

Cada enxadrista com certeza tem suas atividades do dia-a-dia e nelas, sempre que possível, encaixa a prática de xadrez competitivo, via torneios de vários formatos, que exigem dele(a) maior comprometimento e dedicação.

O quê cada um de nós enxadristas, na condição de (potencial) competidor(a) pode fazer para melhorar a qualidade de nossos eventos? Esta é a outra mão da via de melhoria contínua que desejamos trilhar! Não basta apenas cobrar desempenho dos organizadores, o(a) enxadrista há que desempenhar seu papel como (potencial) participante no sentido de somar mais qualidade ao processo, melhorando-o sempre.

Vamos enumerar alguns princípios a serem seguidos por qualquer enxadrista:

1 – Planejar minimamente sua carga de eventos no ano;

2 – Inscrever-se com a devida antecedência nos eventos de seu interesse;

3 – Responder dentro do prazo estabelecido a um convite de participação formulado pelo organizador em eventos sob convite ou que exijam alguma confirmação prévia;

4 – Informar imediatamente ao organizador qualquer problema que o impeça de cumprir com um compromisso assumido, pois possibilitará sua substituição em tempo;

5 – Fornecer ao organizador meios de contato direto consigo, para qualquer emergência ou alteração a ser informada;

6 – Chegar ao local dos jogos sempre com antecedência de pelo menos 15 minutos. Se possível aprender o caminho até este local com a devida antecedência.

7 – Localizar o quanto antes sua mesa de jogo;

8 – Não desarrumar ou utilizar previamente as peças e relógios já arrumados para o início de qualquer rodada;

9 – Arrumar peças e relógio ao final de sua partida;

10 – Entregar a planilha e informar o resultado de sua partida à equipe arbitral ao seu final;

10 – Evitar falar alto no salão de torneio e buscar espaço mais distante para análise post mortem ou específico para este fim.

Podemos seguir enumerando mais sugestões e acredito que à medida que formos evoluindo, novas necessidades aparecerão, visando melhorias ainda maiores e mais refinadas. Na verdade é um processo sem fim, na busca da excelência em tudo que fizermos.

Se cada um de nós que tanto amamos a prática de xadrez no RJ atentar para esta filosofia de busca de melhoria contínua e utilizarmos em nosso dia-a-da competitivo em xadrez esse conjunto simples de regras comportamentais, com certeza contribuiremos para a obtenção de alguma melhoria em qualquer evento que participarmos, o que é afinal o desejo de todos.

Melhoria contínua no quesito organização de torneios de xadrez é uma mão dupla, organizadores e enxadristas, juntos e atuando pelo melhor.

SÓ DEPENDE DE NÓS!
Movimento Convergência

CRF !!! mais um CONVERGENTE !!!!

MAIS UM NOVO CONVERGENTE !


Amigos,

Com satisfação, anunciamos mais uma expressiva entidade, importante e tradicional é convergente do xadrez fluminense!

Trata-se da CENTRO RECREATIVO FLUMINENSE, no município Engenheiro Paulo de Frontin !!

Divulguem e participem de mais esta ação positiva de nosso movimento em prol do xadrez fluminense !

Estamos unidos e cada vez mais fortes e convergentes em prol de um ideal maior e cada vez melhor percebido por todos ! Somos um grupo pró-ativo!

Resultado Final do Circuito 21 da Convergência !!!!

Circuito 21 - num total de 20 jogadores - 6 rodadas, nessa final contamos com a presença do vice-campeão Brasileiro o MI Diego Di Berardino.


Terminou com a vitória do MI Diego Di Berardino, seguido pelo MF Mascarenhas, 3º lugar MF Luiz Rodi, 4º lugar Milton Okamura, 5º lugar Blanco, melhor B André Kemper e melhor C Patricio Oliveira.

Segue relação dos participantes, AQUI.

Resultado Final, AQUI.

Fotos do Evento, AQUI.

Resultado Final do Circuito BLITZ da Convergência !!!!

Circuito BLITZ - num total de 20 jogadores - 9 rodadas, com participação de 1 GM, 1 MI e 4 MF, desses 14 jogadores com rating superior a 2100 FIDE. Com certeza o torneio BLITZ é o mais forte que o Rio de Janeiro já realizou nesses últimos anos.


Terminou com a vitória do GM Darcy Lima, seguido pelo MI Dan, 3º lugar Vinícius Vilela, 4º lugar Cristiano Porto, 5º lugar Paolo, melhor B Blanco e melhor C Pietro Ferraz.



Segue relação dos participantes, AQUI.


Resultado Final, AQUI.


Fotos do Evento, AQUI.

Inscritos e Emparceiramento das Finais da Convergência !!!

Amigos,

Segue relação dos jogadores que farão as finais nas Categorias BLITZ, 21 e Pensado (que será um ITT).

Circuito dos IRTs - como foi prometido estamos finalizando com um evento que dará condições de Norma de MI.
Segue relação dos participantes e tabela dos pontos para norma dos jogadores, AQUI.

Circuito BLITZ - num total de 20 jogadores - 9 rodadas, sendo que teremos 1 GM, 1 MI e 4 MF, desses 14 jogadores com rating superior a 2100 FIDE. Com certeza o torneio BLITZ é o mais forte que o Rio de Janeiro já realizou nesses últimos anos.
Segue relação dos participantes, AQUI.
Emparceiramento da 1ª rodada, AQUI.
Circuito 21 - num total de 20 jogadores - 6 rodadas, nessa final contamos com a presença do vice-campeão Brasileiro o MI Diego Di Berardino.
Segue relação dos participantes, AQUI.
Emparceiramento da 1ª rodada, AQUI.