A importância da união dos atletas e da vigilância eterna

Finalmente o ex-ministro Orlando Silva saiu do Ministério dos Esportes, após uma série de denúncias. Infelizmente, o Esporte no Brasil é visto mais como uma forma de obter vantagens (econômicas, políticas, etc) do que promover inclusão social, dar emprego (existe toda uma logística por tras de uma atividade esportiva: técnicos, auxiliares, profissonais de apoio no ramo direto como transporte, divulgação e outros no ramo indireto). Os recursos aqui costumam sofrer uma grande perda, pelo mais diversos motivos: corrupção, mau planejamento, falta de experiência. A pergunta de ouro é: Como podemos mudar esse quadro? A resposta não é única mais aqui vemos um exemplo de um grupo de atletas teve:

Extraido do Blog do José Cruz - UOL Esporte

A força dos atletas: Desporto no gelo sob intervenção


       A Justiça do Rio de Janeiro acatou pedido de um grupo de atletas e afastou o presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), Eric Leme Walther Maleson, acusado de várias irregularidades à frente da entidade.
          Emílio de Souza Strapasson foi nomeado interventor. Ele conduzirá uma auditoria para apurar a realidade dos fatos.
          Esta é a segunda confederação esportiva sob intervenção. A primeira é a de Vela e Motor, há quatro anos sem eleição de um presidente.
          A seguir, a carta enviada pelos atletas do gelo, explicando os motivos da medida extrema de recorrerem à Justiça. E fica provado que a unidade dos atletas é fundamental para dar rumos à gestão do esporte. 
Carta à imprensa
         Você lembra o famoso filme Jamaica Abaixo de Zero?
         Então você sabe o que é o bobsled. E você também já deve ter visto em algum momento nos últimos 9 anos alguma matéria sobre uma equipe brasileira que teima em representar nosso país.
         E talvez, caso você seja muito curioso, deve saber que existem vários outros esportes de inverno praticados por destemidos brasileiros.
         Pois o assunto desta carta é a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo - CBDG.
        A CBDG abriga 7 diferentes esportes olímpicos de inverno, todos praticados no gelo. Desde o advento da Lei Piva, o COB se reorganizou em relação aos desportos que fazem parte do programa olímpico de inverno, e os dividiu em duas Confederações Nacionais. A CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve) e a CBDG (Confederação Brasileira dos Desportos no Gelo).
        No último dia 27, a Justiça do Rio de Janeiro atendeu ao pedido de um grupo de atletas e ex-atletas do Gelo que entraram na Justiça com um pedido de intervenção do seu atual presidente, o carioca Eric Leme Walther Maleson. Nada é o que parece. Apesar do nome, Eric nasceu no Rio, e apesar de ser o presidente da CBDG, ele vive em Boston (EUA).
A queixa?
        A princípio os atletas estavam descontentes com a alocação de recursos, a falta de investimento em treinamentos, equipamentos, a falta de um planejamento, mesmo a curtíssimo prazo. Em alguns casos o atleta era avisado que a viagem seria cancelada dias e até mesmo horas antes do embarque. A impressão era que a CBDG tinha um dono, e nada mais. Sua esposa americana é a voz da secretaria eletrônica que atende em Boston. Nenhum funcionário, nenhum plano, nenhum clube filiado, nenhum patrocínio na ultima década, nenhuma transparência.
         O valor para filiar um clube na CBDG custa a bagatela de R$ 45.000,00 (!) Isso mesmo!
Ao buscar os documentos da CBDG junto aos cartórios, a surpresa foi maior ainda. Os clubes que sustentam a CBDG são constituídos por parentes, não tem movimentação a mais de 10 anos, os estatutos da CBDG são descumpridos constantemente, as eleições da Confederação não tem legitimidade, as prestações de conta estão sempre com atraso (de ate 3 anos) , etc, etc, etc.
         Os atletas constituíram advogado, buscaram inúmeras provas e montaram um assustador relatório onde tudo é mostrado e provado com fartura de dados.
         São 14 anos de uma gestão incompetente, sem desenvolvimento, sem patrocínios, sem organização, sem planejamento e quase sem futuro.
        Convidamos todos a lerem o relatório em anexo. É uma obra prima de um dirigente que pensa que nunca ninguém descobrirá suas mazelas, sua incompetência. É a prova da tomada de uma entidade em beneficio próprio, do uso do público pelo privado.
        Contamos com a indignação de todos, com o apoio daqueles que não se conformam com a desonestidade.
        Sim, a CBDG não tem a expressão e representatividade de outros esportes, mas nem por isso deve perder em valor. É uma entidade que representa nosso pais em 7 modalidades Olímpicas, que abriga atletas obstinados e capazes. Eles tem orgulho de ser brasileiros, de competir pelo nosso pais, de buscar e batalhar por seus sonhos, por mais inusitado que seja.
Saudações esportivas

Edson Luques Bindilatti
Por José da Cruz às 22h49

O PREÇO DO SILÊNCIO



O texto abaixo e suas variantes, já são bem conhecidos. Estão aqui só para nos relembrar que a omissão (também poderámos falar sobre olhar para o outro lado), pode ter consequências muito desagradáveis.

Maiakovski.
Poeta russo "suicidado" após a revolução de Lenin… escreveu, ainda no início do século XX:
Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.

Depois de Maiakovski…
Primeiro levaram os negros. Mas não me importei com isso. Eu não era negro.
Em seguida levaram alguns operários. Mas não me importei com isso. Eu também não era operário.
Depois prenderam os miseráveis. Mas não me importei com isso. Porque eu não sou miserável.
Depois agarraram uns desempregados. Mas como tenho meu emprego. Também não me importei.
Agora estão me levando. Mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém. Ninguém se importa comigo.
Bertold Brecht (1898-1956)

Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar...
Martin Niemöller, 1933 - símbolo da resistência aos nazistas.

Primeiro eles roubaram nos sinais, mas não fui eu a vítima, Depois incendiaram os ônibus, mas eu não estava neles; Depois fecharam ruas, onde não moro; Fecharam então o portão da favela, que não habito; Em seguida arrastaram até a morte uma criança, que não era meu filho...
Cláudio Humberto, em 09 FEV 2007.

O que os outros disseram, foi depois de ler Maiakovski.
Incrível é que, após mais de cem anos, ainda nos encontremos tão desamparados, inertes, e submetidos aos caprichos da ruína moral dos poderes governantes, que vampirizam o erário, aniquilam as instituições, e deixam aos cidadãos os ossos roídos e o direito ao silêncio: porque a palavra, há muito se tornou inútil… - até quando? ...

======================================================================
A razão desta postagem é o fato de que, numa atitude ditatorial, a Fexerj até hoje (14/10), se recusava a fazer as inscrições das equipes do CXM (Clube de Xadrez de Mendes) e IBC (Iguaçu Basket Clube). Os motivos alegados (dívidas e não envio da inscrição) carecem de fundamentos e mais uma vez vem nos mostrar como a administração oficial trata o Xadrez, os Clubes federados e principalmente os ENXADRISTAS do Estado do Rio de Janeiro.


 

Escolha o seu destino

O FINAL VOCÊ DECIDE
Imagine a seguinte situação: Você trabalha em uma empresa e seu chefe lhe chama para uma conversa. Acontece o seguinte diálogo:
- Fernandinho, como vc está?
- Estou muito bem chefe.
- Fernandinho, fiquei sabendo que você gosta de xadrez e costuma jogar torneios aqui no Rio e até em outros estados.
- Realmente chefe. Participo de torneios a vários anos, principalmente aqui no estado.
- Fernandinho, o presidente da empresa, o Sr Brabo Feito Cão, me incubiu de fazer um torneio de xadrez para daqui a 8 meses, na época em que seu grande amigo , Reizowsky que joga xadrez e mora na Europa, estiver de férias em sua casa. Essa pessoa participa de vários torneios por lá e gostaria de jogar um torneio aqui no Rio.
- E no que posso ajudar chefe?
- Fernandinho, não entendo nada disso de xadrez. Não tenho a menor noção de como se faz um torneio, a organização, nada... Preciso que você arrume alguém confiável, organizado e com grande conhecimento desse assunto para preparar o torneio. E como você joga xadrez deve conhecer as pessoas que podem executar esse trabalho. A empresa irá disponibilizar uma verba substancial para que o evento seja feito na melhor maneira possível e em um local que seja espetacular.
- Chefe, sim eu conheço pessoas que podem fazer esse serviço.
- Fernandinho, você também sabe que o Sr Brabo Feito Cão é um empresário muito bem sucedido e que sempre cobra o máximo de tudo em que ele está envolvido e que não tolera incompetência, amadorismos, desorganização, atrasos e outras coisas do tipo.
- Realmente chefe. O alto nível de exigência do presidente é lendária.
- Você também deveria saber que esse amigo que virá jogar o torneio foi a pessoa que salvou a vida da esposa e dos filhos do Sr Brabo Feito Cão quando eles estavam de férias na Europa a alguns anos atrás.
- Sim senhor. Todos na empresa sabem o quanto o presidente é grato a essa pessoa e que ele não se furta em fazer nada para agradá-lo.
- Então você já sabe que nada pode acontecer de errado nesse torneio. O Sr Brabo Feito Cão quer que o seu amigo tenha a melhor experiência possível e pelo o que ele me falou os torneios na Europa são muito bem organizados com salão preparado com antecedência, resultados colocados na internet de forma dinâmica e pessoal qualificado.
-Sim, pelo que acompanho na internet e pelo que alguns amigos que já jogaram torneios por lá me falam isso mesmo. Tudo é feito com muito esmero e da melhor maneira possível.
- Então estamos combinados. Coloco sobre sua total responsabilidade a contratação da equipe que promoverá esse torneio. Irei falar com o Sr Brabo Feito Cão que você providenciará tudo. Se o torneio transcorrer muito bem, você ficará muito bem aos olhos dele. Mas se o torneio não for a contento ou se o Reizowsky fizer alguma reclamação, você já sabe que alguém pode tomar um Xeque-mate-se...
- (passando a mão no pescoço) Sim senhor, sei que tudo deverá ser feito de forma a que Reizowsky leve boas recordações dessas férias.
- Então boa sorte.
Fernandinho entra na sua sala e conversa com Gente Boa.
- Gente Boa, o chefe me passou a função de contratar alguém para promover um torneio de xadrez na época em que um amigo do Sr. Brabo Feito Cão, o Reizowsky estiver aqui no Rio.
- Esse Reizowsky não foi a pessoa que salvou a esposa e os filhos do presidente na Europa a alguns anos e que ele não para de elogiar e que tem até uma foto na parede do escritório?
- Sim, é ele mesmo.
- Então você já sabe que tudo tem que ser nota 1000!! E que nada pode dar errado, senão (som de um machado cortando uma cabeça)...
- Sim, eu sei. Eu já estou pensando em que vou contratar para isso. Ou chamo o pessoal do Movimento Convergência ou a Federação Imperial.
- Não conheço nenhum dos dois mas você já deve saber do histórico de cada um para pautar a sua escolha.
- Sim, eu já tenho ideia de como serão as coisas, dependendo de quem eu chame para promover o torneio.

Se vc acha que Fernandinho contatou o Movimento Convergência para promover o torneio, clique aqui e veja o final da estória.

Mas se você acha que Fernandinho, contatou a Federação Imperial para promover o torneio, clique aqui. 

Final da entrevista do MF Mascarenhas

Segue as 3 últimas partes da entrevista do MF Mascarenhas. Procuramos através dessa ação inédita no Xadrez Fluminense, mostrar qual é a linha de pensamento do candidato do Movimento Convergência.

8ª parte (A importância dos enxadristas do Estado do Rio de Janeiro)

9ª parte ( O papel do presidente da Fexerj)

10ª parte (Palavras finais)

Se você concorda com a ideia de melhorar o ambiente do Xadrez Fluminense, junte-se a nós!!

NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ DE QUALIDADE!
SEJA MAIS UM!!

.