A importância da união dos atletas e da vigilância eterna

Finalmente o ex-ministro Orlando Silva saiu do Ministério dos Esportes, após uma série de denúncias. Infelizmente, o Esporte no Brasil é visto mais como uma forma de obter vantagens (econômicas, políticas, etc) do que promover inclusão social, dar emprego (existe toda uma logística por tras de uma atividade esportiva: técnicos, auxiliares, profissonais de apoio no ramo direto como transporte, divulgação e outros no ramo indireto). Os recursos aqui costumam sofrer uma grande perda, pelo mais diversos motivos: corrupção, mau planejamento, falta de experiência. A pergunta de ouro é: Como podemos mudar esse quadro? A resposta não é única mais aqui vemos um exemplo de um grupo de atletas teve:

Extraido do Blog do José Cruz - UOL Esporte

A força dos atletas: Desporto no gelo sob intervenção


       A Justiça do Rio de Janeiro acatou pedido de um grupo de atletas e afastou o presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), Eric Leme Walther Maleson, acusado de várias irregularidades à frente da entidade.
          Emílio de Souza Strapasson foi nomeado interventor. Ele conduzirá uma auditoria para apurar a realidade dos fatos.
          Esta é a segunda confederação esportiva sob intervenção. A primeira é a de Vela e Motor, há quatro anos sem eleição de um presidente.
          A seguir, a carta enviada pelos atletas do gelo, explicando os motivos da medida extrema de recorrerem à Justiça. E fica provado que a unidade dos atletas é fundamental para dar rumos à gestão do esporte. 
Carta à imprensa
         Você lembra o famoso filme Jamaica Abaixo de Zero?
         Então você sabe o que é o bobsled. E você também já deve ter visto em algum momento nos últimos 9 anos alguma matéria sobre uma equipe brasileira que teima em representar nosso país.
         E talvez, caso você seja muito curioso, deve saber que existem vários outros esportes de inverno praticados por destemidos brasileiros.
         Pois o assunto desta carta é a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo - CBDG.
        A CBDG abriga 7 diferentes esportes olímpicos de inverno, todos praticados no gelo. Desde o advento da Lei Piva, o COB se reorganizou em relação aos desportos que fazem parte do programa olímpico de inverno, e os dividiu em duas Confederações Nacionais. A CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve) e a CBDG (Confederação Brasileira dos Desportos no Gelo).
        No último dia 27, a Justiça do Rio de Janeiro atendeu ao pedido de um grupo de atletas e ex-atletas do Gelo que entraram na Justiça com um pedido de intervenção do seu atual presidente, o carioca Eric Leme Walther Maleson. Nada é o que parece. Apesar do nome, Eric nasceu no Rio, e apesar de ser o presidente da CBDG, ele vive em Boston (EUA).
A queixa?
        A princípio os atletas estavam descontentes com a alocação de recursos, a falta de investimento em treinamentos, equipamentos, a falta de um planejamento, mesmo a curtíssimo prazo. Em alguns casos o atleta era avisado que a viagem seria cancelada dias e até mesmo horas antes do embarque. A impressão era que a CBDG tinha um dono, e nada mais. Sua esposa americana é a voz da secretaria eletrônica que atende em Boston. Nenhum funcionário, nenhum plano, nenhum clube filiado, nenhum patrocínio na ultima década, nenhuma transparência.
         O valor para filiar um clube na CBDG custa a bagatela de R$ 45.000,00 (!) Isso mesmo!
Ao buscar os documentos da CBDG junto aos cartórios, a surpresa foi maior ainda. Os clubes que sustentam a CBDG são constituídos por parentes, não tem movimentação a mais de 10 anos, os estatutos da CBDG são descumpridos constantemente, as eleições da Confederação não tem legitimidade, as prestações de conta estão sempre com atraso (de ate 3 anos) , etc, etc, etc.
         Os atletas constituíram advogado, buscaram inúmeras provas e montaram um assustador relatório onde tudo é mostrado e provado com fartura de dados.
         São 14 anos de uma gestão incompetente, sem desenvolvimento, sem patrocínios, sem organização, sem planejamento e quase sem futuro.
        Convidamos todos a lerem o relatório em anexo. É uma obra prima de um dirigente que pensa que nunca ninguém descobrirá suas mazelas, sua incompetência. É a prova da tomada de uma entidade em beneficio próprio, do uso do público pelo privado.
        Contamos com a indignação de todos, com o apoio daqueles que não se conformam com a desonestidade.
        Sim, a CBDG não tem a expressão e representatividade de outros esportes, mas nem por isso deve perder em valor. É uma entidade que representa nosso pais em 7 modalidades Olímpicas, que abriga atletas obstinados e capazes. Eles tem orgulho de ser brasileiros, de competir pelo nosso pais, de buscar e batalhar por seus sonhos, por mais inusitado que seja.
Saudações esportivas

Edson Luques Bindilatti
Por José da Cruz às 22h49

0 comentários:

Postar um comentário