INÍCIO DO CIRCUITO 21 DA CONVERGÊNCIA: FESTA EM CABO FRIO !!


Começamos muito bem o cirtuito 21 da Convergência, edição 2012, em Cabo Frio!
Um evento que superou em expectativa de participação (31 inscritos) e em força (GM, MI e MFs presentes) e que celebrou os 10 anos de existência do Cabo Frio Xadrez Clube (CFXC) !
Tivemos muita emoção desde o início, e com a derrota inesperada do GM Darcy Lima na segunda rodada, para o alexano Álvaro Frota, tudo era possível de acontecer, até pelo fato de ser um torneio mais curto (cinco rodadas)!
A disputa seguiu acirrada até a última rodada, terminando com seis enxadristas com 4 pontos (!), com os três primeiros, pelos critérios de desempate, sendo 1-MI Luis Rodi, 2-Carlos Evanir Costa e 3 - MF Wagner Peixoto. Vejam a classificação completa AQUI.
A festa teve de tudo, desde uma agradável apresentação musical encerrada pontualmente às 14 horas e patrocinada pelo CFXC e Movimento Convergência, passando por um lindo bolo salgado no formato de um tabuleiro para comemoração dos 10 anos do CFXC, brindes diversos sorteados e a presença de professores e alunos (que jogaram o torneio!) de escola local, a Escola Municipal Profa. Talita Hernandes Perelló.
Enxadristas jovens locais nos supreenderam com pedidos de autógrafos e fotos com os jogadores de maior destaque! Pessoas alheias ao evento paravam no quiosque no caminho da praia para apreciar as partidas. E novos torneios foram negociados para o circuito (notícias em breve!!). Bacana ver isso tudo acontecendo. FAZEMOS XADREZ E QUEM PARTICIPA PERCEBE E COMPARTILHA DO SONHO!
Eu particularmente gostei muito de conhecer o garoto Bruno Calenzo (da escola municipal citada), animado em participar em seu primeiro torneio de maior envergadura e com muitos sonhos, ideais para motivá-lo a seguir se aprimorando no estudo de xadrez. Na conversa com seus professores, trocamos muita informação e combinamos uma simultânea mais adiante organizada pelo Movimento Convergência e CFXC, e também a criação de uma pequena biblioteca de xadrez na escola para apoio às aulas da criançada, cujo primeiro livro foi doado por mim (ganhei-o na rifa organizada pela presidente do CFXC, Gláucia!) , um livro do Kasparov, de posições básicas de mate, escrito em português! O Bruno vibrou ao receber o livro!
A Convergência vai enviar como contribuição uma edição do livro do MF Adriano Caldeira para compor nessa biblioteca e assim, de forma simples mas efetiva, vamos incentivando o xadrez escolar local de alguma forma.
Recebi também um troféu em nome da ALEX, devido ao match vencido ano passado pela ALEX versus o CFXC, ainda sem sua revanche no Rio! Logo a marcaremos!
E quando já ia me retirando, ao fim do evento e após as premiações e as despedidas, eis que a Gláucia me pega pelo braço e fala, "não repare, Mascarenhas, parabéns pelo seu aniversário de ontem!" e me dá uma caneta de presente! Que naturalmente usarei no Open de Fortaleza! Vai dar sorte!!
As fotos do evento AQUI!
Nossos sinceros agradecimentos pela acolhida, organização e companheirismo do cabofrienses, na pessoa da Gláucia, do prof. Anderson e de todos que de alguma forma tornaram uma realidade boa mais este evento, além dos diversos participantes, vindos de diversas cidades do estado!.
São todos esses detalhes, que somados a tantos outros, motivam-nos a seguir nessa estrada em prol do xadrez fluminense.
Afinal, SÓ DEPENDE DE NÓS!
MF Alberto Mascarenhas

NINGUÉM NO ESTADO DO RJ FEZ MAIS E MELHOR DO QUE A CONVERGÊNCIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS!

SONHO QUE SE SONHA SÓ É SÓ UM SONHO QUE SE SONHA SÓ. MAS SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE!

0 comentários:

Postar um comentário